Implementação do Laboratório de Ação Xelerador Cidadão em Portugal

Durante o mês de maio, a APCEP iniciou a implementação do Modelo e Kit Citizens Xelerator, com a associação parceira ALÉM – Associação Literatura, Literacia e Mediação, envolvendo um grupo de 10 mulheres, com idades compreendidas entre os 26 e os 69 anos.
A maioria das mulheres deste grupo, tem participado em várias iniciativas da ALÉM e dos seus parceiros desde 2012.

Este projeto ocorre no bairro da Quinta do Cabrinha, em Lisboa, em um espaço cuidado pelo próprio grupo, que segue regras de funcionamento bem definidas. Entre essas regras estão a preparação do pequeno-almoço, a colaboração em todas as tarefas relacionadas à higiene e bem-estar, e a organização de workshops, o que contribui para um ambiente acolhedor e positivo, propício ao envolvimento e à participação ativa de todas.
Durante as sessões, a oficina de bordados funciona em paralelo com o brainstorming destinado a identificar problemas e desafios que gostariam de resolver em conjunto nas comunidades.
Entre elas, surgiram preocupações muito diversas como a adoção de uma alimentação saudável a preços acessíveis, a manutenção de hábitos de limpeza nos edifícios e no bairro, o aproveitamento das ofertas educativas e culturais, a gestão dos rendimentos e dos subsídios, o debate sobre os direitos das mulheres, a participação nas eleições europeias…
O registo, através de post its, permitirá, nas próximas sessões, priorizar e propor iniciativas/ações e sensibilizar as pessoas para os desafios considerados mais urgentes.